Como Fazer Kokedama: Significado e Como Cuidar

Quem se interessa por jardinagem já deve ter visto e se apaixonado pela kokedama que são bolinhas suspensas com plantinhas dentro pois, bem este tipo de arranjo bonito e de presença marcante está fazendo o maior sucesso, principalmente entre as pessoas que moram em apartamento uma vez, que possuem pouco espaço para criar um jardim este estilo de paisagismo não ocupa tanto espaço e deixa qualquer ambiente muito mais harmonioso!

Depois, de tanta propaganda que fizemos você ficou ainda mais interessado(a) nessa técnica? Neste artigo iremos sanar toda e qualquer dúvida que você tenha, começando pelo significado e o mais importante, iremos ensina-los a como confeccionar o seu arranjo em casa e quais plantas podem ser usadas neste tipo de arranjo. Então chega de conversa bora colocar a mão na massa e trazer mais cor e natureza para o seu lar!

Leia Mais: 

O que é kokedama?

Está é uma técnica de origem japonesa, que significa ”bola de musgo” que tem tudo haver pois, ela consiste numa esfera feita de argila envolvida por musgos não sendo necessário o uso de vasinhos como base neste caso, todo arranjo será natural.

A kokedama pode ser incluída na decoração de interiores como também, de quintal e até mesmo varanda podendo ser posicionada como jardim suspenso ou sobre prateleira, mesa ou no chão enfim, a versatilidade de incorporar este estilo de paisagismo na decoração do seu lar são infinitas.

Kokedamas Plantas Recomendadas

Antes de tudo é importante saber que existem, algumas plantas que são mais propensas a se adaptarem melhor com está forma de plantio além, de combinarem melhor visualmente. Veja a seguir uma lista das plantas mais recomendadas para se fazer o kokedamas.

  • Orquídeas
  • Cactos
  • Suculentas
  • Planta Jade
  • Marantas
  • Jiboia
  • Lambaris
  • Kalanchoes
  • Samambaias
  • Begônias
  • Chifre de veado
  • Planta aranha

Como Fazer Kokedama de Suculenta

Diferente das demais plantas a suculenta necessita de luz então, se ela ficar em um ambiente com pouco luz natural e sem ar puro ela vai gradativamente murchando e perdendo sua cor. Na parte do feitio não é indicado o uso de esfagno uma vez, que ele pode umedecer muito a raiz o que prejudica o desenvolvimento da planta para substituição use areia e terra adubada.

Passo a passo:

  1. Faça uma mistura com areia e terra adubada, acrescente um pouco de água até que você perceba que a consistência esteja fácil de modelar.
  2. Essa massa deverá ser modelada juntamente com a planta até que vire uma bola.
  3. Para finalizar use um pouco de linha ou barbante, vá envolvendo toda parte exterior da bolinha. Confiram um vídeo explicativo ótimo que encontramos no canal Diycore com Karla Amadori.

Como cuidar da Kokedama

Como o vasinho da planta é completamente natural, regar com água em abundância pode desmancha-lo aos poucos por isso, a maneira da qual você deve regar é diferente das demais plantas. A frequência de rega vai depender da planta que você escolher, veja abaixo como cuidar da kokedama de forma correta.

Rega: 3 Opções

  1. Mergulhar a parte do musgo em um pouco de água, por uns 3 segundos.
  2. Borrife diretamente no musgo, sem dúvidas eu acho está a maneira mais prática pois, não causa sujeira alguma.
  3. Use o regador porém, molhe um pouco menos do que as demais plantas, lembre-se de colocar um prato embaixo para que a água não escorra no chão.

Adubação:

O processo de adubação deve ser feito a cada três meses para isso, use adubo inorgânico e areia.

Kokedama: Ideias em Fotos

Para estimular ainda mais seu lado criativo trouxemos algumas ideias incríveis de kokedama seja, suspensas ou sobre uma superfície enfim, é possível expor suas plantinhas de varias formas e jeitos.